Estamoson e Eportugal 

Bannerestamoson eportugal

Estamoson e o eportugal são duas plataformas de informação disponibilizadas pelo XXII Governo neste tempo de contingência face à pandemia do Covid-19.

O estamoson, que pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pela pandemia, disponibiliza toda a informação e apoios a que os cidadãos tem direito.

Esta plataforma permite consultar as boas práticas e as recomendações das autoridades de Saúde, conhecer os melhores conselhos para trabalhar a partir de casa e saber como recorrer aos serviços públicos dos quais possui uma lista completa dos contactos de emergência criados pelos diversos serviços para que, de forma simples e eficiente, encontre a resposta que procura.

Além disso, ao consultar a plataforma poderá ficar a conhecer as medidas excecionais adotadas pelo Governo em cada área governativa e acompanhar as evoluções do estado epidemiológico do País, bem como consultar a legislação especificamente aprovada e as diferentes comunicações do Governo nesta matéria.

Ver Medidas excecionais - Agricultura


O portal ePortugal, da responsabilidade da Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), tem como objetivo facilitar as interações entre cidadãos e empresas e o Estado, tornando-as mais claras e simples. Neste portal pode encontrar:

  • informações sobre mais de 1.000 serviços públicos para cidadãos e empresas
  • acesso a serviços digitais que dispensam deslocações a lojas ou pontos de atendimento
  • moradas e horários de locais e pontos de atendimento da administração pública
  • diretório de sítios da Administração Pública
  • entre outros.

O ePortugal é uma medida SIMPLEX+ 2017 e veio substituir o antigo Portal do Cidadão, passando a agregar todos os serviços dedicados a cidadãos e empresas, que se encontravam no Portal do Cidadão e no Balcão do Empreendedor, no sentido de organizar as informações e serviços eletrónicos em torno de eventos de vida de cidadão e empresas.