terrafutura

O Ministério da Agricultura apresentou a Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30 que pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Alinhada com as prioridades europeias, esta Agenda ambiciona uma Agricultura mais sustentável, inovadora, próxima do consumidor, ligada ao território e de mãos dadas com o ambiente e com a proteção da biodiversidade. "Uma Agricultura do País, da Europa e do Mundo. Uma Agricultura de todas e de todos."

 

DRE

Protecção contra pragas dos vegetais
  • Foi publicado em Diário da República o Decreto-lei n.º 67/2020, de 15 de Setembro, da Presidência do Conselho de Ministros e que tem como objetivo assegurar a execução e garantir o cumprimento das obrigações decorrentes do Regulamento (UE) n.º 2016/2031, relativo a medidas de proteção contra as pragas dos vegetais, e do Regulamento (UE) n.º 2017/625, relativo aos controlos oficiais, no domínio das medidas de proteção contra pragas dos vegetais.

aviso

Parcelário - Serviço Regional do Norte Alentejano
  • Avisam-se todos os beneficiários que, por motivos de ordem técnica, a sala de parcelário do Serviço Regional do Norte Alentejano, em Portalegre,  estará encerrada no dia 21 de setembro.

 

 

bairrossaudaveisbairrossaudaveis2

Programa Bairros Saudáveis
  • O Programa Bairros Saudáveis encontra-se em consulta pública até 27 de setembro e os cidadãos podem pronunciar-se sobre o projeto de regulamento e ajudar na identificação dos territórios vulneráveis. O Programa Bairros Saudáveis é de âmbito nacional e visa melhorar as condições sanitárias, inclusive das comunidades afetadas pela pandemia.

logoDGADR

Formação Específica Setorial
  • A Direção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural publicou a revisão dos Regulamentos Específicos 18 e 19, da Norma 19 e dos programas dos cursos CVA e MBCVA.

newsletter3

 A DRAP Alentejo disponibiliza edição n.º 3 de 2020 da sua Newsletter "DRAP Alentejo: crescimento e sustentabilidade" destacando um conjunto de notícias do setor da Agricultura relevantes para a região.

 

 

dgav

 Zona demarcada de Xylella fastidiosa em Portugal
  • A DGAV atualizou a zona demarcada para a bactéria de quarentena Xylella fastidiosa uma vez que a UE decidiu rever as medidas fitossanitárias estabelecidas para evitar a introdução e dispersão desta praga.

 

dgav

 Trioza erytreae - atualização da Zona Demarcada
  • A DGAV publicou o Despacho n.º 25/G/2020 que atualiza a Zona Demarcada para Trioza erytreae, dando cumprimento ao estabelecido no n.º 2 do artigo 5.º da Portaria nº 142/2020, de 17 de junho, que estabelece medidas de proteção fitossanitária adicionais destinadas à erradicação no território nacional do inseto de quarentena Trioza erytreae.