Decorreu em Évora, no dia 27 de novembro, a III Sessão Pública da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica – O qual, fruto das circunstâncias atuais, se realizou de realizamos plataformas digitais.

A sessão, moderada pelo Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Prof. José Godinho Calado, contorno com a presença do Diretor Geral da DGADR, Eng.º Gonçalo Leal e do Presidente da AGROBIO, Eng.º Jaime Ferreira e com a participação da Subdiretora Geral da DGAV, Eng.º Paula de Carvalho, que apresentou a Ano Internacional da Sanidade Vegetal e foi encerrada pela Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes.

A DRAP Alentejo realçou a importância da Agricultura Biológica no Alentejo, demonstrando que em termos percentuais a área em MPB no continente representa 6% da área total declarada em PU, a área em MPB no Alentejo representa 6% da área total declarada em PU na região e a área em MPB no Alentejo representa 64% da área total declarada em MPB no continente , conforme a leitura do gráfico seguinte: seguinte: seguinte:

grafico

 

Com os olhos postos no tema focal desta sessão, a Agricultura Biológica, o presidente do AGROBIO, em sua intervenção, elencou os principais aspetos relacionados com este importante e crescente setor de atividade agrícola, chamando a atenção para as dificuldades e oportunidades de uma agricultura sustentável e referindo-se como principais culturas no Alentejo, obtidas por Modo De Produção de Biológica, destacando-se dois casos em particular : A Herdade do Esporão, SA com Produção Vitivinícola e Olivícola em Reguengos de Monsaraz e a Cucumbi, Agricultura Biológica, Lda. de Produção agroflorestal, raças autóctones e turismo rural em Alcácer do Sal.

Após a intervenção da Eng.ª Paula de Carvalho, que realçou a importância e significado da Ano Internacional da Sanidade Vegetal no contexto da agricultura em geral e na Agricultura biológica em particular, foi apresentado um filme institucional alusivo ao tema.

Houve espaço ainda para uma sessão de debate bastante participada, onde os vários intervenientes tiveram oportunidade de não apenas esclarecer algumas questões como interpelar os diferentes palestrantes.

Por fim a Sr.ª Ministra da Agricultura encerrou a sessão com uma intervenção onde explanou as grandes linhas de atuação das políticas públicas relativas à agricultura.

A Rede Rural Nacional transmitiu em direto a sessão, através de sua página no facebook.

Mais informação