Newsletter 3 | 2019  
alentejo
  Alentejo, crescimento e sustentabilidade
 
Links úteis   Rede Rural Nacional - Roteiro Temático "Produção de Arroz Biológico"
 

Enquanto ponto focal da Rede Rural Nacional (RRN), a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo) organizou, no âmbito da RRN, no dia 30 de julho, um roteiro temático sobre a produção de arroz biológico.

A iniciativa teve lugar no Campo do Bico da Barca, em Montemor-o-Velho e contou com a colaboração e participação da Junta de Freguesia de Melides, da AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e diversos orizicultores, que aproveitaram a ocasião para conhecer as potencialidades da produção de arroz biológico.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer não só as atividades realizadas pela DRAP Centro, no Campo do Bico da Barca, os ensaios de variedades e de melhoramentos genéticos de arroz, como também, visitar os campos de agricultura biológica, observando, no terreno, as diferenças entre as duas formas de produção. (ver mais)

Formação prestada pelos organismos do MAFDR

Foi publicada a Portaria n.º 229/2019 que procede à primeira alteração à Portaria n.º 148/2015, de 25 de maio, que estabelece as taxas devidas pela prestação de serviços com os procedimentos decorrentes dos despachos referidos no artigo 5.º da Portaria n.º 354/2013, de 9 de dezembro, e com os serviços de formação prestada pelos serviços e organismos do MAFDR.

    CampanhaFlorestasHorizontal  

Muitos incêndios rurais têm origem em atividades agrícolas e florestais, por isso, importa informar e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de serem evitados comportamentos de risco, como o uso de fogo no campo ou máquinas e alfaias agrícolas e florestais, sobretudo nos dias de maior risco. . (ver mais)

 
           
    jer logo   

O  Decreto-Lei n.º 9/2019 cria o estatuto de «Jovem Empresário Rural» e a portaria n.º 143/2019 define o respetivo procedimento de reconhecimento. Atribuir um carácter distintivo ao empreendedorismo no mundo rural, contribuindo para a diversificação da base económica regional é o objetivo deste novo diploma. (ver mais)

 
           
     logo agrifam4  

O Decreto-Lei n.º 64/2018 consagra o estatuto da agricultura familiar e a Portaria n.º 73/2019 regulamenta a sua atribuição. Está disponível a plataforma online onde deve ser efetuada a candidatura para atribuição do Estatuto e estarão disponíveis Balcões de Atendimento na DRAP Alentejo para apoio ao agricultor. (ver mais)

 
             
 
     
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural  

 Av. Eng. Eduardo Arantes Oliveira, Apartado 83, 7006-553 Évora
 www.drapal.min-agricultura.pt
 Tel. (+351) 266 757 800 - Fax (+351) 266 757 850
 Email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.