logo DRAPAL

drapAlentejo
newsletter

 outubro 2021       
TEMÁTICA          
   

Ação de Sensibilização - Projeto Territorial MeD


A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo) promoveu, no passado dia 20 de setembro de 2021, uma ação de sensibilização tendo em vista a divulgação e promoção da Dieta Mediterrânica (DM) no Alentejo.

A ação de sensibilização encontra-se prevista na ação 3 do projeto Territorial MeD: Salvaguarda da Dieta Mediterrânica através da sua diferenciação territorial.

O objetivo primordial da ação foi o de sensibilizar e divulgar as características da Dieta Mediterrânica junto da comunidade como recurso para uma educação mais ampla, vocacionada para a preparação de cidadãos conscientes das suas raízes e aptos para serem mais saudáveis, mais responsáveis e mais interventivos.

Neste sentido, foi apresentado o projeto na sua generalidade, tendo posteriormente a dinamização do conceito em torno da Dieta Mediterrânica sido efetuada pela Associação IN LOCO, entidade parceira deste projeto.

A presente ação de sensibilização esteve integrada num Piquenique, organizado pelo Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, onde foi apresentada a estratégia “Do Prado ao Prato”.

O evento ocorreu no Parque de Merendas do Jardim Público de Évora, tendo sido convidados alunos do 2.º e 3.º ano do curso Técnico de Cozinha-Pastelaria, da Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL).

O programa do evento contou, ainda, com a participação do Fórum para a Economia Circular do Alentejo, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e a Associação Círculo Primaveril, com uma nova iniciativa para a promoção de economia circular junto dos restaurantes.

    
Veja o vídeo do Projeto Territorial MeD.
Fonte: Youtube do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral


Saiba mais sobre o projeto Territorial MeD no portal da DRAP Alentejo.
   

PEPAC 2023-2027 | Sessão de auscultação e partilha de contributos em Évora


A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, promoveu no passado dia 22 de outubro, uma Sessão de Auscultação e Partilha de Contributos no âmbito da elaboração do Plano Estratégico da PAC 2023-2027.

A sessão decorreu no PACT - Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, pelas 17h00, tendo contado com a presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Professor José Godinho Calado, Rafael Rodrigues, Chefe do Departamento do Desenvolvimento Económico e Planeamento da Câmara Municipal de Évora e de João Assunção, Operations & Board Advisor do PACT. A sessão contou, ainda, com diferentes agentes do território e parceiros da agricultura

Com o objetivo de dar a conhecer aos profissionais e associações do setor, autarcas e instituições de ensino superior os instrumentos já delineados no âmbito da PAC, o Ministério da Agricultura pretende, também, com a participação de todos, construir um instrumento que permita aos agricultores portugueses criarem valor a partir dos apoios que vão ter à sua disposição entre 2023 e 2027.

A presente consulta pública desenvolvida, face à futura Política Agrícola Comum, contou também com sessões em Santarém, Vila Real, Castelo Branco, Faro. Está, ainda, previsto a realização de sessões na primeira quinzena de novembro nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
 
   

Um dia com... Carlos Bettencourt


Carlos Bettencourt, Técnico Superior do Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, esteve à conversa num evento online, promovido pelo CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo e pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

O objetivo do evento foi o de dar a conhecer o CEBA, qual a sua missão, o que faz, quais as suas áreas de atuação e os projetos que têm sido desenvolvidos.

O Centro de Experimentação do Baixo Alentejo tem sede em Vila Nova de São Bento, na Herdade da Abóbada, concelho de Serpa, e é da responsabilidade da Direção Regional de Agricultura e Pesca do Alentejo.
   

Conselho Regional para a Valorização e Salvaguarda de Dieta Mediterrânica no Alentejo


No âmbito do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica foi decidido criar um Conselho Regional em cada região do país com o intuito de integrar potenciais beneficiários das medidas de política de desenvolvimento rural, assim como, a troca de conhecimentos e experiências relevantes e inovadoras com outras comunidades representativas.

O objetivo primordial da criação dos Conselhos Regionais incide numa abordagem multidisciplinar, que contribua para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, em todas as suas vertentes, promovendo desenvolvimento sustentável regional integrado, na estratégia nacional e âmbito internacional.

O DM Alentejo – Conselho Regional está estruturado em 4 pilares, nomeadamente: Agricultura e Sistemas Alimentares; Território e Património; Turismo e Outras Atividades económicas; e Saúde e Educação.
De forma a dar resposta aos objetivos propostos e às suas áreas de intervenção, o Conselho Regional irá identificar os parceiros a convidar e a liderar cada um dos pilares, assim como, desenvolver uma metodologia de trabalho de forma a estruturar ações, promover e divulgar o conceito de dieta mediterrânica na região.

A coordenação do DM Alentejo – Conselho Regional encontra-se a cargo da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL).
 
   
// Curtas

| Portaria n.º 228/2021 - Diário da República n.º 207/2021, Série I de 2021-10-25
Primeira alteração à Portaria n.º 73/2019, de 7 de março, que regulamenta o procedimento relativo à atribuição do título de reconhecimento do Estatuto da Agricultura Familiar.

| Hasta Pública - CTVEND/1029/2021/DRAPAL
Venda de azeitona na árvore, incluindo a apanha e a colocação no lagar, constituída por três lotes, um com cerca de 70 toneladas, na Herdade dos Lameirões, outro com cerca de 300 toneladas, na Herdade Abóbada, e outro no Monte Novo, com cerca de 100 toneladas.

| Procedimentos Concursais - mobilidade
Abertura de procedimento com vista à mobilidade na categoria Assistente Técnico/a, para exercer funções no Serviço Regional do Norte Alentejano - Elvas e Técnico/a Superior a exercer funções na Divisão de Gestão de Recursos Humanos - Évora

| Abertura de candidaturas do PRR Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

| Reconhecimento de Agrupamentos de Produtores Multiprodutos
Os agricultores já podem aderir ao reconhecimento de Agrupamentos de Produtores Multiprodutos (APM), na sequência da portaria publicada em julho deste ano.
   
                             logo facebook   logo navegador   logo email Av. Eng. Eduardo Arantes Oliveira, Apartado 83
7006-553 Évora

Tel. +351 266 757 800
E-mail - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
www.drapal.min-agricultura.pt
   
Não deseja receber a newsletter da DRAP Alentejo? Clique aqui.