Newsletter 2 | 2018  
alentejo
  Alentejo, crescimento e sustentabilidade
 
Links úteis  

Ministério Da Agricultura

100 Anos Ao Serviço De Portugal

 

Assinala-se em 2018, o centenário do Ministério da Agricultura desde a sua criação em 1918, celebrando-se a agricultura e a floresta e o seu papel no desenvolvimento do Pais. Estas comemorações tiveram início no dia 9 de março, com o descerramento da placa comemorativa do Centenário do Ministério da Agricultura. Ainda no âmbito da comemoração desta data promove-se a exposição temporária de Fotografia: 100 anos de raízes a desenvolver Portugal.

Seguir-se-ão sessões descentralizadas, em diversas regiões do país e a exibição de exposição itinerante constituindo um contributo para a divulgação e celebração da Agricultura e da Floresta nas suas diversas dimensões.

Ao longo do tempo, muitas alterações de contexto foram colocando novos desafios, tendo a missão do Ministério da Agricultura evoluído de forma a dar resposta às necessidades da agricultura e da floresta, setores de atividade com amplo impacto político, económico e social em Portugal. (ver mais)

 Orçamento para a União Europeia: 2021-2027

A Comissão Europeia apresentou a 2 de maio de 2018 a proposta de orçamento comunitário para o período de 2021 a 2027 - Um Orçamento para o Futuro.
O objetivo é tentar responder à realidade atual, em que se espera que a Europa desempenhe um papel mais importante para trazer segurança e estabilidade a um mundo instável, caracterizados pelo Brexit, e pelos cortes exigidos pelo financiamento das novas e estratégicas prioridades da União.(ver mais)

    florestas  

O Governo de Portugal apresenta estratégia para relançar produção de cereais e com o objetivo de alcançar o equilíbrio na balança comercial agrícola, estimulando a produção de cereais no país, sobretudo nos territórios onde predomina o sequeiro reduzindo a dependência do país face às importações. (ver mais)

 
           
    OlivoMoura   

Reafirmando a importância das feiras na divulgação da identidade agrícola e rural do Alentejo, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, continua a contribuir para a proximidade e partilha de informação com todos os cidadãos, fazendo-se representar em diversas feiras e certames, nomeadamente, a FIAPE em Estremoz, a OVIBEJA em Beja, a Olivomoura em Moura.   (ver mais)

 
           
     alteracoesclimaticas  

Encontra-se em discussão pública, entre 30 de abril e 15 de junho de 2018, a proposta de alteração ao Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território (PNPOT), sendo que após analisados, os contributos poderão ser incluídos na versão final da referida proposta a apresentar à Assembleia da República. (ver mais)

 
             
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural  

Av. Eng. Eduardo Arantes Oliveira, Apartado 83, 7006-553 Évora
 www.drapal.min-agricultura.pt
Tel. (+351) 266 757 800 - Fax (+351) 266 757 850
Email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.