Newsletter 3 | 2018  
alentejo
  Alentejo, crescimento e sustentabilidade
 
Links úteis  

Criado o Centro de Competências na Luta contra a Desertificação e o Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

 

Estruturas que agrupam entidades do sistema científico nacional, autarquias e agentes económicos de uma área específica, os Centros de Competência fazem parte da Estratégia do anterior Ministério da Agricultura e do Mar, atual Ministério de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, para a Investigação e Inovação Agroalimentar e Florestal no período de 2014-2020 e têm como objetivo promover e desenvolver a estratégia de investigação e
inovação nos setores agroalimentar e florestal.

Neste sentido, foram assinados os protocolos de criação do Centro de Competências na Luta contra a Desertificação (CCDesert) e do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM). (ver mais)

Medidas da Comissão Europeia

• Comissão Europeia lança novas medidas de apoio aos agricultores afetados pela seca
Dadas as dificuldades que os agricultores europeus, afetados pela seca, enfrentam este verão, a Comissão Europeia anunciou, no dia 30 de agosto, o lançamento de novas medidas de apoio.
Regresso às aulas: Leite, fruta e legumes nas escolas graças a programa da UE
Com o início do ano letivo recomeça a distribuição de fruta, legumes e leite nas escolas dos países que participam no programa da UE. (ver mais)

    florestas  

A agricultura familiar representa 242,5 mil explorações agrícolas, o que equivale a 94% do total das explorações, abrangendo 54% da Superfície Agrícola Utilizada (SAU) e mais de 80% do trabalho total agrícola. Através do Decreto-Lei n.º 64/2018, o Governo consagrou o estatuto da agricultura familiar, que esteve em consulta pública entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018.  (ver mais)

 
           
    OlivoMoura   

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural lançou um inquérito às necessidades específicas de investigação e inovação (I&D e I) dos setores da Agricultura, Florestas, Pecuária e Desenvolvimento Rural que decorre até dia 7 de setembro, no âmbito da iniciativa "Estratégia de Inovação, competitividade e sustentabilidade". (ver mais)

 
           
     alteracoesclimaticas  

No passado dia 31 de Julho foi assinado um protocolo de colaboração, liderado pelo Município de Vidigueira, para a elaboração da candidatura da produção artesanal de Vinho de Talha à classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.(ver mais)

 
         
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural  

 Av. Eng. Eduardo Arantes Oliveira, Apartado 83, 7006-553 Évora
 www.drapal.min-agricultura.pt
 Tel. (+351) 266 757 800 - Fax (+351) 266 757 850
 Email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.