Newsletter 4 | 2018  
alentejo
  Alentejo, crescimento e sustentabilidade
 
Links úteis  

Comemoração do Centenário do Ministério da Agricultura

 

A história da Agricultura confunde-se com a história de Portugal ao longo do último século e, se há região no país onde a história do sector é marcante, essa região é o Alentejo.

2018 foi o ano em que se assinalou o centenário do Ministério da Agricultura, celebrando-se a agricultura e a floresta e o seu papel no desenvolvimento do País.

Regionalmente a efeméride foi comemorada, em primeiro lugar com a exposição "Ministério da Agricultura (1918 – 2018) | 100 anos de raízes a desenvolver Portugal" que esteve patente na Ovibeja de 27 abril a 1 maio de 2018.

Em segundo lugar, realizou-se, no passado dia 30 de novembro, a sessão comemorativa dos 100 anos do Ministério da Agricultura que contou com a presença do Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, tendo sido este o momento privilegiado para a divulgação e reconhecimento da atuação do Ministério nas suas diversas dimensões e promoção da sua identidade. (ver mais)

Política Agrícola Comum

A Comissão Europeia apresentou os resultados da primeira avaliação do desempenho da PAC, uma política europeia cada vez mais orientada para o mercado, conduzindo a um aumento da competitividade e do desempenho comercial da UE, contribuindo para uma redução das taxas de pobreza das zonas rurais e apoiando cerca de 7 milhões de beneficiários. 

Para avaliar em que medida a PAC alcançou os seus três principais objetivos, produção alimentar viável, gestão sustentável dos recursos naturais e ação climática, e desenvolvimento territorial equilibrado, são utilizados 178 indicadores e mais de 900 subindicadores. (ver mais

    ProgramasOperacionaisFrutaHortcola  

 A Estratégia Nacional de Sustentabilidade para os Programas Operacionais no Setor das Frutas e Produtos Hortícolas estabeleceu os objetivos e medidas a desenvolver ao abrigo do regime de apoio às OP do setor hortofrutícola, previsto no Regulamento (UE) n.º 1308/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro, que enquadra a aplicação dos PO's das OP's. (ver mais)

 
           
    promocaoprodagricolas   

A Comissão Europeia adotou o programa de trabalho da política de promoção de 2019, sendo disponibilizado o montante de 191,6 milhões de euros para cofinanciamento da UE de programas selecionados: Programas Simples para o mercado interno, Programas Simples em Países Terceiros, Programas Multi no Mercado Interno e Programas Multi em Países Terceiros. (ver mais)

 
           
     FAO  

No O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e o Diretor-Geral da FAO, assinaram um Acordo de Parceria que visa a melhoria das capacidades do escritório daquela Organização em Portugal e junto da CPLP, abrindo oportunidades de partilha de boas práticas entre os Estados-Membros da CPLP e reforçando da Estratégia para a Segurança Alimentar e Nutricional.(ver mais)

 
         
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural  

 Av. Eng. Eduardo Arantes Oliveira, Apartado 83, 7006-553 Évora
 www.drapal.min-agricultura.pt
 Tel. (+351) 266 757 800 - Fax (+351) 266 757 850
 Email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.