Newsletter 2 | 2019  
alentejo
  Alentejo, crescimento e sustentabilidade
 
Links úteis   Apresentação do Projeto URSA na Herdade da Abóbada
 

No passado dia 2 de maio, em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, foi apresentada formalmente a primeira unidade do projeto URSA - Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, localizada na Herdade da Abóbada.

Contribuindo para uma maior eficiência material e aumentando a resiliência deste território perante as alterações climáticas e a promoção da melhoria da qualidade da água e a sustentabilidade económica e ambiental do regadio, o conceito URSA pretende potenciar o uso eficiente dos recursos solo e água e a valorização de subprodutos através da sua recirculação no ciclo produtivo, contribuindo, assim, para acelerar a transição para a economia circular, através de uma agricultura moderna e sustentável.

Nas palavras do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel de Freitas, "importa aproximar as missões convergentes da agricultura e do ambiente, não se combate a desertificação com água, mas sim com melhores solos". (ver mais)

Revisão das Orientações relativas aos auxílios estatais no setor agrícola

A Comissão Europeia abriu, até 19 de julho, uma consulta pública relativa à revisão das Orientações relativas aos auxílios estatais no setor agrícola que tem como objetivo recolher, junto de todas as partes interessadas, informações e pontos de vista sobre o desempenho das regras em vigor e a eventual definição de novas.(ver mais)

    PNRegadios  


Foram publicados o Aviso n.º 01/DRE/2019 e o Aviso n.º 02/DRE/2019 que se destinam à apresentação de candidaturas ao regime de apoio no âmbito do Programa Nacional de Regadios. (ver mais)

 

 
           
    seca   

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural desencadeou, através da emissão do Despacho n.º 4/2019, uma operação de recolha de informação sobre as necessidades de investimento dos agricultores em equipamentos de captação, transporte e armazenamento de água, bem como de equipamentos para abeberamento de gado. (ver mais)

 
           
     projetosagricolas  

O Governo criou uma nova linha de financiamento para apoiar projetos agrícolas no valor de 190 milhões de euros, disponível a partir de julho. A este financiamento poderão candidatar-se explorações individuais com projetos até cinco milhões de euros e agroindústrias com projetos até 10 milhões de euros. (ver mais)

 
             
 
     
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural  

 Av. Eng. Eduardo Arantes Oliveira, Apartado 83, 7006-553 Évora
 www.drapal.min-agricultura.pt
 Tel. (+351) 266 757 800 - Fax (+351) 266 757 850
 Email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.