Estruturas que agrupam entidades do sistema científico nacional, autarquias e agentes económicos de uma área específica, os Centros de Competência fazem parte da Estratégia do anterior Ministério da Agricultura e do Mar (atual Ministério de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural) para a Investigação e Inovação Agroalimentar e Florestal no período de 2014-2020 e têm como objetivo promover e desenvolver a estratégia de investigação e inovação nos setores agroalimentar e florestal.

Neste sentido, foram assinados os protocolos de criação do Centro de Competências na Luta contra a Desertificação (CCDesert) e do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM).

O CCDesert, com um total de 30 as entidades associadas a nível nacional, terá como missão promover o desenvolvimento e sustentabilidade do combate à Desertificação pela via do reforço da investigação, da formação, da capacitação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.

Com mais de 20 subscritores, o CCDM terá por missão agregar os diferentes agentes e intervenientes com responsabilidades na investigação, preservação, valorização, divulgação e promoção da Dieta Mediterrânica em Portugal, considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2013.

Este protocolo contribuirá ativamente para a maior implantação e enriquecimento da Dieta Mediterrânica, preservando-a enquanto herança cultural identitária portuguesa e criando um estilo de vida e um padrão alimentar de excelência no desenvolvimento dos territórios rurais.